segunda-feira, 14 de março de 2016

A DIFERENÇA ENTRE LOGOTIPO, LOGOMARCA E MARCA

por Epitácio Filho, designer, ilustrador, escritor, editor e publicitário

Em primeiro ‘lugar’ se faz necessário dissecar a palavra logotipo: log(o)- é um elemento de composição e antepositivo originador do termo grego ‘lógos’ que tem o significado de ‘Padrão’. Em segundo lugar: ´–tipo ou –tip(i/o)- pospositivo e interpositivo gregos formadores de ‘túpos’ que quer dizer conjunto de letras, números e sinais. De tal modo, LOGOTIPO é: símbolo ‘all-type’ (apenas letras); letra padronizada; modelo de letra padrão. 
Já a palavra 'marca', surgida no século XX, cuja origem é controversa. Figurativamente significa desenho, símbolo, carimbo etc. Assim sendo, LOGOMARCA quer dizer algo como  'símbolo padronizado'.


— Exemplo de logotipo: A empresa e os produtos coca-cola se identificam com o público por meio de LOGOTIPO, trata-se de um padrão tipológico (tipo/fonte), letras desenhadas e estilizadas em 1892 a bico de pena (a princípio pretas), não possui ícone, símbolo, ou desenho padronizado. Atualmente esse logotipo vale-se, por vezes, de acessórios: faixa ondulada, box ou círculo vermelhos utilizados como backgrounds modernizadores. 
Ressalvando-se alfabetos não ocidentais e exóticos, 'modernizar' essa tipologia é algo fora de cogitação. 
— Exemplos de logomarcas: Volkswagen, Chevrolet, Embraer, General Electric, Oi, Volvo etc. usam símbolos (desenho/ícone) padronizados associados ao nome de fantasia, estampados com letras e cores predefinidas, ou seja: Símbolo padrão + logotipo = LOGOMARCA.
Empresas e instituições do mundo inteiro são identificadas por MARCAS, que por proposição, podem representar mais do que apenas símbolos, cores ou modus operandi (perfil mercadológico), uma vez que agregam valores de imagem e de identidade corporativa ou institucional atrelados a produtos, serviços ou ações, junto ao público-alvo. 



O mundo está cheio e bons símbolos e de belas marcas. Logotipos, logomarcas ou marcas propriamente ditas têm que ‘falar’ por si só, mesmo não sendo SLOGANS — Creiam-me, nos dias atuais ainda existe quem acredita que slogan seja marca. Trata-se de fé cega dos ingênuos. O termo de origem inglesa significa mote, lema, frase, citação filosófica ou publicitária para destacar produtos, marca, ou empresas etc.
No Maranhão houve uma marca excelente e muito interessante, infelizmente desconheço a autoria e a data em que foi concebida. Me refiro a um símbolo forte dotado linguagem iconográfica moderna, que valia-se de um raro e poderoso recurso gráfico em logomarca: a ilusão de ótica — ao estilo dos trabalhos do  artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher —  como forma de aglutinar vários elementos naturais que encerram em seu bojo uma carga de biodiversidade e de responsabilidade ambiental. Na contramão da tradição histórica da capital maranhense que mentém preservado o maior acervo arquitetônico colonial português fora de Portugal. Esse mesmo lugar não soube preservar essa marca. Justo por isso, fiquei surpreso ao saber, com aproximadamente um ano de atraso, que fora realizada uma licitação para substituir uma emblemática marca da companhia operadora de serviços de águas e de infraestrutura sanitária. Um símbolo que qualquer empresa de saneamento de todo o mundo gostaria de ter. Certamente, o logotipo em vigor atualmente foi solicitado para modernizar a imagem institucional da empresa solicitante.
Outrossim, lembro a todos que substituir uma marca boa e forte é tarefa dificílima, principalmente, se o fizerem por meio de projetos genéricos, sem força estética ou expressividade iconográfica. 


Como mulher bonita que só precisa de um batom para "translumbrar", a marca substituída somente precisaria de um ajuste no projeto gráfico com a inserção de uma tipologia renovada para se manter funcional. Entretanto, nunca é tarde para que se faça uma reparação e o pronto resgate da bela e icônica marca que, parece-me ter sido vítima de desprezo preconceituoso apenas por crer-se ser "antiga e/ou ultrapassada".
P.S.: Meus parabéns à maranhense Renata de Almeida Meneses, pelo belo e vencedor projeto de design de marca e de identidade visual do IEMA.

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