Alberto Santos-Dumont seria um nome para se festejar, na
data de nascimento ou de morte? Somente em outubro, ou em novembro? Para as
pessoas que viajam de avião deveria ser a cada segundo. Para brasileiros: Para
todo o sempre.
“Antes de tentar conduzir uma aeronave é indispensável ter, a bordo dum balão ordinário ou em um bom avião, aprendido as condições do meio atmosférico, feito conhecimento com os caprichos do vento, penetrado a fundo as dificuldades que apresenta o problema do lastro, sob o tríplice aspecto da partida, equilíbrio aéreo e aterrissagem.” Santos-Dumont, trecho da autobiografia MEUS BALÕES
“Antes de tentar conduzir uma aeronave é indispensável ter, a bordo dum balão ordinário ou em um bom avião, aprendido as condições do meio atmosférico, feito conhecimento com os caprichos do vento, penetrado a fundo as dificuldades que apresenta o problema do lastro, sob o tríplice aspecto da partida, equilíbrio aéreo e aterrissagem.” Santos-Dumont, trecho da autobiografia MEUS BALÕES
HOMEM VOA! - Este vídeo concebido e produzido por Epitácio Filho homenageia a brasilidade, a inventividade do povo brasileiro e Santos-Dumont, mentor intelectual e efetivo do invento mais fenomenal da humanidade: o avião — O musicista Rodrigo Caracas produziu as belíssimas trilhas sonoras. Vídeo gravado nos Studio Phocus e Estúdio EPI, São Luís do Maranhão, Brasil.
ERRATA - A data correta de produção que deveria constar na ficha de produção deste vídeo é: 10 de novembro de 2017
ABAIXO: REPRODUÇÃO DO TEXTO DO VÍDEO
ESTE VÍDEO É UMA HOMENAGEM A ALBERTO SANTOS-DUMONT,
brasileiro que dedicou a vida a criar, projetar, construir e
pilotar máquinas voadoras.
Foi o mais completo inventor aeronauta de todos os Tempos.
Foi um projetista veloz: em pouco tempo, concebeu, desenhou e fabricou com
versatilidade, diversos modelos de balões, aeroplanos, hidroaviões e tantos
outros inventos. Por ter sido, desde pequeno, aficionado por mecânica e
familiarizado com motores, introduziu propulsão motorizada em balões e
planadores criados por ele, desse modo os transformou em dirigíveis e aviões.
Por outro lado, em 1908, em Paris, os Wright fizeram a
apresentação do ''Flayer'' que não era dotado de rodas (trem de pouso,
importante recurso para mobilidade e aceleração) por isso e, provavelmente,
pelo motor subdimensionado, ascendeu catapultado por trilhos e postes e,
portanto, até a data dessa apresentação, o''Flayer'' não tinha motorização
apropriada. Se tivesse, eles não consumiriam dias na montagem e desmontagem da
estrutura para voo único, e, uma vez em solo, caso precisasse voar novamente, o
aparelho teria que ser carregado até a cabeça da catapulta. Essas deficiências
põem em xeque a primazia do voo dessa máquina nos idos de 1903, entretanto,
tais fatos não maculam seus experimentos e nem o etnocentrismo dos americanos.
Toda nação deve lutar por seus feitos, abraçar todo e qualquer esforço de seu
povo e os transformar em grandezas.
É recente o despertar do Brasil e dos brasileiros aos feitos
de Alberto Santos-Dumont, o gênio brasileiro e verdadeiro Pai da Aviação.
Entretanto, cabe somente a nós, sob a tutela do conhecimento e da informação,
se possível, com lastro técnico ou científico, abraçar nossos feitos e méritos.
Contribuir como essa base de informação é uma das razões que
nos volveu a produzir este vídeo simples, mas esclarecedor.
EM TEMPO: os voos pioneiros e históricos realizados por
Santos-Dumont, nos dias 23 de outubro e 12 de novembro, no ano de 1906 são
reconhecidos pela FEDERAÇÃO AERONÁUTICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário